As tendências de marketing para 2022 são impulsionadas pela modernidade e ascensão do digital. Leia o nosso artigo para saber mais.
Conhecer as tendências de marketing para 2022 pode ser decisivo para o posicionamento e a ascensão da sua empresa no ano que está por vir.
O marketing é uma área essencial para o crescimento de qualquer negócio. Por meio das suas ferramentas e estratégias, é possível levar qualquer empreendimento do básico ao excelente.
Hoje em dia, observamos uma enorme revolução nos hábitos de consumo e também na maneira como se fazem negócios em todos os setores e nichos de mercado.
A forma de promover e impulsionar produtos e serviços também mudou. Com a consolidação do digital, isso se tornou muito mais fácil e democrático do que em épocas anteriores.
A maneira como produzimos conteúdo e disseminamos informações influencia, totalmente, na criação de novos jeitos de vender e comprar.
Você verá que é possível obter uma maior lucratividade aplicando algumas técnicas e usufruindo das inúmeras vantagens proporcionadas pela tecnologia.
O que esperar do marketing digital em 2022?
Essa é uma pergunta que profissionais de todas as áreas fazem, afinal, o marketing digital se tornou um aliado indispensável nas vendas de produtos e serviços.
Pensando nisso, separamos as principais tendências de marketing para 2022, para que a sua empresa ganhe muito mais engajamento e, consequentemente, aumente as vendas no ano que está por vir.
A importância dos dados
Com a migração dos consumidores para o ambiente digital e a evolução constante em seus mecanismos, é cada vez mais importante coletar dados para alavancar vendas.
Em pesquisa realizada recentemente pela Salesforce com profissionais de marketing, 78% deles disseram acreditar que os dados são os principais responsáveis por engajar clientes.
Para o próximo ano, espera-se que o número de dados coletados aumente em 75% em comparação com aquele obtido em 2020.
A popularização da experiência por voz
“Alexa, que horas são?” Essa e outras frases tornaram-se comuns em diversos lares pelo Brasil e pelo mundo afora, e mostram como esse tipo de dispositivo é popular.
Além da Alexa (Amazon), outras assistentes virtuais, como a Siri (Apple) e a Cortana (Microsoft) estão se tornando, cada vez mais, indispensáveis no dia a dia das pessoas.
E elas têm modificado, também, seus hábitos de consumo.
Uma pesquisa realizada pela Juniper Research projeta um aumento de vendas de até US$ 19,4 bilhões, até 2023, proporcionado pelas assistentes virtuais. Impressionante, não é?
Relacionamento por meio de bots
Além das assistentes virtuais, a Inteligência Artificial (IA) também tem sido bastante difundida em plataformas de relacionamento e suporte ao cliente.
Alguns desses bots têm, até mesmo, uma imagem, que acaba por fazer parte da marca. É o caso, por exemplo, da Lu, da Magazine Luiza, que se tornou uma garota propaganda.
Essas tecnologias buscam proporcionar um atendimento mais personalizado e uma experiência mais humana.
Elas estão entre as principais tendências de marketing para 2022, e estima-se um crescimento anual de 24%, com investimentos de US$ 1,23 bilhão no setor.
O tão difundido social selling
Nunca foi tão democrático anunciar e vender um produto ou serviço. Hoje em dia, as redes sociais são uma verdadeira vitrine para todos os nichos de mercado.
Por meio de veículos como o Instagram, o Facebook e o Twitter, são efetuadas vendas e criado relacionamento com clientes todos os dias.
Essas mídias, inclusive, possuem canais específicos para o comércio, como o Instagram Shopping e o Facebook Marketplace.
Mais do que e-commerce, live commerce
O período de lockdown, durante a pandemia, trouxe a ascensão de uma nova maneira de fazer entretenimento: as famosas lives.
A maioria dos setores se reinventou e se readequou a esse novo modelo, buscando alternativas para seguir com atividades que, anteriormente, ocorriam de forma presencial.
E essa novidade trouxe consigo excelentes oportunidades para vendas.
Por meio do simples posicionamento de um QR Code na tela, efetuam-se inúmeras vendas por segundo com um simples toque.
Além disso, pode-se direcionar o público de uma plataforma de vídeos para o app da marca.
O vídeo é o novo canal de comunicação favorito
Sem dúvida alguma, a nova forma favorita de se consumir conteúdo é por meio de vídeos. E, ao que tudo indica, eles vieram para ficar.
O Tik Tok, com seus vídeos curtos e massivos, transformou, definitivamente, as mídias sociais, e fez com que concorrentes buscassem inovações para não perder seu posto.
Hoje, existem, também, os reels do Instagram, YouTube shorts e outras ferramentas, cujo objetivo é proporcionar entretenimento e efetuar vendas instantaneamente.